Quinta, 19.04.18 - Goethe Institut - Auditório, Rua Lisboa, 974 - São Paulo/SP

Ciclo de Debates "Diálogos com Marx": Marx e Feminismo

De que forma o pensamento de Karl Marx dialoga com o feminismo? Quais os encontros e desencontros entre a luta das mulheres e o marxismo? Como construir um mundo justo, igualitário e abolir as desigualdades e opressões? Essas questões e muitas outras serão discutidas no encontro de abertura do ciclo de debates “Diálogos com Marx”

Marx e o feminismo

Em 2018, comemora-se o bicentenário de Karl Marx, de forma que a Boitempo Editorial, o Goethe-Institut São Paulo, a Fundação Friedrich Ebert, Tapera Tapera e Carta Capital se reuniram para organizar o ciclo de debates "Diálogos com Marx", que acontecerá entre abril e dezembro deste ano. Os encontros serão mensais e pretendem discutir a relação de Marx e do marxismo com temas contemporâneos e com pautas que não são geralmente articuladas com a reflexão marxista clássica. A proposta é apresentar Marx a novos públicos e discutir a riqueza  e o potencial transformador de seu instrumento teórico e prático. Aqui a nossa primeira mesa do ciclo de debates Diálogos com Marx:

19 de abril - MARX E O FEMINISMO

De que forma o pensamento de Karl Marx dialoga com o feminismo? Quais os encontros e desencontros entre a luta das mulheres e o marxismo? Como construir um mundo justo, igualitário e abolir as desigualdades e opressões? Essas questões e muitas outras serão discutidas no encontro de abertura do ciclo de debates “Diálogos com Marx”.

DEBATEDORAS

MARIA LYGIA QUARTIM: Professora do Departamento de Sociologia do IFCH e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu, ambos da UNICAMP. É colaboradora da revista semestral Margem Esquerda - Ensaios Marxistas, da Boitempo.

ROSANE BORGES: Rosane Borges é pós-doutoranda em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, professora Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da USP, integrante da Cojira-SP (Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial), autora e organizadora de diversos livros, entre eles, ESPELHO INFIEL: O NEGRO NA REALIDADE BRASILEIRA (Imprensa Oficial, 2004), MÍDIA E RACISMO (2012). Colabora com o Blog da Boitempo mensalmente, às terças, às terças.

MARÍLIA MOSCHKOVICH: Marília Moschkovich é socióloga formada pela Unicamp; escritora, editora e comentarista política. Pesquisa a produção e circulação do pensamento feminista e as tensões entre política e ciência/academia, na área de sociologia do conhecimento. Militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Nas redes, também conhecida como Marília Moscou

MEDIADORA

ISA PENNA: Isa Penna é advogada trabalhista formada pela PUC-SP, especialista em casos de assédio contra as mulheres. Militante feminista, é atualmente primeira suplente de vereadora do PSOL em São Paulo. Em sua atuação política defende principalmente pautas relacionadas ao combate à cultura do estupro e a violência contra as mulheres, a divisão sexual do trabalho e a importância das mulheres ocuparem os espaços público e a política. É colunista do portal do Mídia NINJA.

 

MARX E FEMINISMO - 19 de abril
19:00 às 21:00
Local: Auditório Goethe Institut, Rua Lisboa, 974
Evento: https://www.facebook.com/events/231804454229421/ 

 

 

SOBRE O CICLO

Diálogos com Marx é o ciclo de encontros mensais que pretendem discutir a relação entre o pensamento de Marx, o marxismo e temas contemporâneos. Em breve mais informações sobre os próximos eventos.

O evento contará com venda de livro pela Boitempo e também, de cervejas vermelhas do Tito Bier no Goethe-Garten.

Realização

Boitempo, Goethe-Institut, Fundação Friedrich Ebert e Tapera Taperá

Promoção

CartaCapital

Friedrich-Ebert-Stiftung Brasil

Escritório Brasil

Av. Paulista
2001 - 13º andar - cj. 1313
01311-931 - São Paulo / SP

55 (11) 3253-9090
+55 (11) 3253-3131

fesbrasil(at)fes.org.br


para cima