07.12.2017

Coluna da GLU: O futuro do trabalho e o desenvolvimento produtivo" Gillermo Zuccotti

Coluna da GLU: O futuro do trabalho e o desenvolvimento produtivo" Gillermo Zuccotti

Prezadas companheiras e prezados companheiros

Enquanto a Organização Internacional do Trabalho (OIT) se prepara para celebrar o centésimo aniversário de sua fundação, o futuro do trabalho está em debate. Nesta coluna Guillermo Zuccotti apresenta sua visão a respeito do vínculo entre o futuro do trabalho e o desenvolvimento produtivo. Para o autor, os trabalhadores devem defender o valor social do trabalho como impulsionador da mobilidade social ascendente.

Atravessamos um período marcado pela tentativa de esconder o conflito distributivo sob o argumento de que o trabalho humano, tal como o conhecemos, está condenado a desaparecer. Num contexto em que as economias nacionais cedem parte de sua soberania a empresas transnacionais, Zuccotti propõe que devemos compreender que o desenvolvimento produtivo e a produção sustentável devem ser acompanhados do reconhecimento dos direitos de todos e a justiça social para todos.

Aqui vocês encontrarão a Coluna da GLU em português e espanhol.

Boa leitura!

FES Sindical Regional e FES Brasil

 

• Guillermo Zuccotti é economista e pós-graduado em crescimento econômico e políticas públicas. É assessor de relações internacionais da Confederação Geral dos Trabalhadores da República Argentina (CGTRA)

*Avisos*

- Siga a Coluna da GLU no twitter: @GlobalLabourCol

- Siga o Facebook Global Labour Column

- Siga o Facebook da Fundação Friedrich Ebert Brasil

Friedrich-Ebert-Stiftung Brasil

Escritório Brasil

Av. Paulista
2001 - 13º andar - cj. 1313
01311-931 - São Paulo / SP

55 (11) 3253-9090
+55 (11) 3253-3131

fesbrasil(at)fes.org.br


para cima