Tera, 10.10.17 a Quarta, 11.10.17

Democracias em crise? Experiências na Europa e América Latina

A Conferência pretende estudar o conceito de crise da democracia e explorará variantes e causas de crises em diferentes contextos, incluindo Brasil, América Latina e Europa.

 

 

A percepção de que a democracia está em crise é generalizada - não só no Brasil, mas também em outros países da América Latina e da Europa. As democracias têm enfrentado desafios que prejudicam a legitimidade das instituições democráticas e às vezes até ameaçam sua existência. Essas turbulências não apenas preocupam as democracias ainda em um processo de consolidação - muitas das quais repetidas vezes foram abaladas por ameaças golpistas, crises institucionais e constitucionais, insatisfações públicas e protestos em massa -, mas também afetam muitas das democracias que foram consideradas consolidadas.

A conferência Democracias em crise? Experiências na Europa e América Latina, que ocorre nos dias 10 e 11 de outubro de 2017, em São Paulo/SP pretende estudar o conceito de crise da democracia e explorará variantes e causas de crises em diferentes contextos, incluindo Brasil, América Latina e Europa. Organizada pela Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus em cooperação com o Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e com apoio do DAAD, da Fundação Friedrich Ebert (FES) Brasil e o Instituto Goethe de São Paulo, reúne destacados especialistas da Europa e das Américas.

A programação segue abaixo (eventos públicos e gratuitos):

Programação - 10 de outubro de 2017

19:00-21:00 Talkshow: Democracias em crise? Experiências na Europa e América Latina

Jan-Werner Müller (Princeton University)

Aníbal Pérez-Liñán (University of Pittsburgh)

Suely Rolnik (PUC-SP)

Lourdes Sola (USP)

Moderador: Jens Glüsing (DER SPIEGEL, Rio de Janeiro)

21:00 Recepção

Local: Auditório do Instituto Goethe, Rua Lisboa, 974, Pinheiros, São Paulo/SP

Programação - 11 de outubro de 2017

09:00-18:00 Conferência: Democracias em crise? Experiências na Europa e América Latina

Confiram os detalhes, endereços e a programação completa no site: http://www.iea.usp.br/eventos/<wbr />democracies-in-crisis

Local: Sala de Eventos do Instituto de Estudos Avançados-IEA/USP, Rua Praça do Relógio, 109 – Bloco K, 5º. Andar, Cidade Universitária, São Paulo-SP

Pedimos, por gentileza, que confirme sua participação neste link: http://goo.gl/jrbSGs

 

 

Friedrich-Ebert-Stiftung Brasil

Escritório Brasil

Av. Paulista
2001 - 13º andar - cj. 1313
01311-931 - São Paulo / SP

55 (11) 3253-9090
+55 (11) 3253-3131

fesbrasil(at)fes.org.br


para cima