Quinta, 01.03.18 - Cia. Pessoal do Faroeste, Rua do triunfo, 301 - Luz, São Paulo/SP

Drogas e Democracia: desafios em tempo de polarização

A Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD), em parceria com a Fundação Friedrich Ebert (FES), organiza o debate “Drogas e Democracia: desafios em tempo de polarização”. O debate será realizado no dia 01 de março, às às 18h na sede da companhia de teatro Cia. Pessoal do Faroeste, no bairro da Luz em São Paulo.

Considerando a transversalidade da política de drogas, é necessário escapar das armadilhas da polarização, buscando diálogo permanente com grupos de diferentes matizes ideológicas. Nesse sentido, a Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD), em parceria com a Fundação Friedrich Ebert - Brasil (FES), organiza o debate “Drogas e Democracia: desafios em tempo de polarização”. O debate será realizado no dia 01 de março, às às 18h na sede da companhia de teatro Cia. Pessoal do Faroeste, no bairro da Luz em São Paulo. 

O intuito do evento é reforçar o argumento de que uma política de drogas mais justa, humana e eficaz, baseada em evidências científicas, não é bandeira exclusiva de um ou outro campo político e que pode se disseminar por atores políticos que ainda não estão devidamente apropriados desse debate.

A exposição de diversas perspectivas a respeito do tema da política de drogas e garantia de direitos é mais do que essencial, principalmente em anos eleitorais. Para tal, estão confirmadas as presenças do advogado e membro co-fundador do movimento Agora!, Diogo Busse, da professora de direito penal da UFRJ Luciana Boiteux, que foi candidata a vice-prefeita na chapa de Marcelo Freixo (PSOL) na última eleição municipal do Rio de Janeiro, e Preto Zezé, rapper, presidente da CUFA Global e colaborador da Frente Favela Brasil. A mediação ficará por conta da jornalista Anna Virginia Balloussier, do jornal Folha de S.Paulo.

Com duas especialistas cariocas na mesa, o debate também discutirá a intervenção federal no Rio de Janeiro, decretada no dia 16 pelo presidente Michel Temer e já aprovada pela Câmara dos Deputados. A medida vem sendo justificada pelo combate a organizações criminosas que têm como principal atividade o tráfico de drogas. Além de Luciana Boiteux, que acompanha os altos índices de prisão de mulheres por tráfico de drogas, o evento contará ainda com a presença da socióloga Julita Lemgruber, coordenadora do CESeC, que pesquisa segurança pública há mais de três décadas, e o advogado Cristiano Maronna, secretário executivo da PBPD e Presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).

O evento é aberto gratuito e haverá transmissão ao vivo. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Serviço

Debate “Drogas e Democracia: desafios em em tempos de polarização”

Quando: 1 de março, quinta, 18h

Onde: Cia. Pessoal do Faroeste, rua do Triunfo, 301/3015 - São Paulo/SP

Evento livre e gratuito

Friedrich-Ebert-Stiftung Brasil

Escritório Brasil

Av. Paulista
2001 - 13º andar - cj. 1313
01311-931 - São Paulo / SP

55 (11) 3253-9090
+55 (11) 3253-3131

fesbrasil(at)fes.org.br


para cima