Quarta, 13.06.18 - Bienal de São Paulo - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n Ibirapuera, São Paulo - SP

Lançamento do Pacto pela Democracia

Pacto pela Democracia é uma iniciativa da sociedade civil brasileira, voltada a defender a preservação e revigoramento da nossa vida política e democrática. No dia 13 de junho você está convidada(o) para o Lançamento do Pacto pela Democracia.

 

O Brasil vive um momento decisivo. Poucas vezes estivemos tão divididos sobre o futuro. Poucas vezes foi tão difícil afirmar o pluralismo, a tolerância e o convívio com a diferença no espaço público. Poucas vezes as instituições estiveram tão desgastadas para lidar com conflitos e produzir mudanças.

A soma dessas três dimensões envenena crescentemente a arena coletiva, colocando em risco a nossa capacidade de trabalhar pelas soluções que o país tanto precisa. Nesse sentido, acontecerá no dia 13 de Junho o ato de lançamento do Pacto pela Democracia: uma plataforma de ação conjunta em defesa da construção democrática no Brasil. 

O ato reunirá atores políticos e lideranças de diversas iniciativas e diferentes agendas da sociedade civil para a expressão conjunta do nosso compromisso com a defesa e o revigoramento da construção democrática no país.

>>>Inscreva-se e participe: http://bit.ly/lancamentopacto <<<

>>> Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/450871978660179/

 

SERVIÇO:

Data: 13 de junho

Horário: 18h30 às 21h30

Local: Bienal de São Paulo - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n

Ibirapuera, São Paulo - SP, 04094-000

 

SOBRE O PACTO

Uma plataforma de ação conjunta em defesa da construção democrática no Brasil

 

Pacto pela Democracia é uma iniciativa da sociedade civil brasileira, voltada a defender a preservação e revigoramento da nossa vida política e democrática.

Formado a partir da ação de um arco amplo e plural de organizações, movimentos e atores comprometidos com esse objetivo fundamental, o Pacto busca afirmar um espaço comum para a expressão desse compromisso por todos identificados com ele na nossa sociedade, e para a soma de esforços para sustentá-lo e impulsioná-lo diante do momento desafiador vivido pelo país.

Para isso, funciona como plataforma aberta a todos os cidadãos, organizações da sociedade e atores políticos que disponham-se a somar-se, comprometendo-se com a ação conjunta em torno dos três pontos defendidos pelo Pacto para que possamos vencer os desafios presentes na trilha da democracia, revertendo a degradação do espaço coletivo que tem nos marcado nos últimos anos: reafirmar o diálogo, a tolerância e o repúdio pleno à discriminação e violência na ação pública; produzir eleições limpas, inclusivas e com ampla participação em outubro, capazes de devolver confiança e legitimidade ao ambiente político; realizar um ampla e efetiva reforma política após as eleições, para que possamos responder estruturalmente à crise da nossa vida pública, na direção de um sistema mais funcional, democrático, republicano, ético, transparente e conectado com a sociedade.

Para além das diferenças em perfis, trajetórias e identidades pessoais e políticas que nos caracterizam e enriquecem como sociedade, entendemos que esses são e precisam mais que nunca ser objetivos comuns, e condições para avançar coletivamente na superação de todos os demais desafios – sociais, econômicos, ambientais etc. – que nos convocam na construção do país que precisamos.

O Pacto é assim antes de mais nada um espaço plural, apartidário, aberto a todos que se vêem como parte do espaço democrático, compartilhando-o com todos na nossa esfera pública, e que acreditam que somente por dentro dele podemos caminhar na direção da sociedade justa, compartilhada e realizada que podemos ser.

Temos a convicção de que se pudermos refazer as bases desse caminho pela boa política, íntegra, cidadã e democrática, poderemos seguir juntos para além da fragmentação e fracassos que nos definem hoje, e que só assim poderemos fazê-lo.

Friedrich-Ebert-Stiftung Brasil

Escritório Brasil

Av. Paulista
2001 - 13º andar - cj. 1313
01311-931 - São Paulo / SP

55 (11) 3253-9090
+55 (11) 3253-3131

fesbrasil(at)fes.org.br


para cima