Quarta, 11.10.17 - Universidade Federal do ABC - Campus São Bernardo Alameda da Universidade, s/n - Auditório 002 – Bloco Beta

Seminário "Política industrial, competitividade e inovação tecnológica"

O Seminário pretende analisar política industrial, competitividade e inovação tecnológica a partir de experiências marcantes de alguns países do mundo.

O Seminário reúne especialistas do Brasil e do exterior para analisar política industrial, competitividade e inovação tecnológica a partir de experiências marcantes de alguns países do mundo. O foco é o período após a crise financeira internacional de 2008/2009, apresentando-se os arranjos institucionais criados pelos Estados, a orientação político-econômica e as medidas de incentivo à indústria e à inovação. Busca-se o entendimento das soluções e tendências de política industrial que visam, para além de superar as dificuldades associadas à crise, superar os desafios e aproveitar as oportunidades que os novos paradigmas tecnológicos e produtivos da indústria 4.0 impingem ao setor público e privado – em prol do desenvolvimento econômico e social sustentável.

 

 

Programação

9:00h:  Abertura

 -        Thomas Manz, Fundação Friedrich Ebert

-        Olympio Barbanti Junior, NEEDDS/UFABC

 

9:15h: Brasil e Alemanha

 Moderador: Gonzalo Berrón (FES)

 Palestrantes:

 -        Alemanha: Daniel Buhr (Universidade de Tübingen)

-        Brasil: Glauco Arbix (USP)

 Comentador: Fábio Stalivieri (EMBRAPII)

 

 

Friedrich-Ebert-Stiftung Brasil

Escritório Brasil

Av. Paulista
2001 - 13º andar - cj. 1313
01311-931 - São Paulo / SP

55 (11) 3253-9090
+55 (11) 3253-3131

fesbrasil(at)fes.org.br


para cima