Segunda, 25.06.18 - Vila Itororó Canteiro Aberto - Rua Pedroso, 238 - São Paulo/SP

Ciclo de Debates "Diálogos com Marx": Marx e Cidade

De que forma os processos urbanos se relacionam com o desenvolvimento do capitalismo? Quais as conexões entre o direito à cidade e a emancipação humana teorizada por Karl Marx? Como pensar uma cidade inclusiva, de todos e para todos? Essas questões e muitas outras serão discutidas no encontro de junho do ciclo de debates Diálogos com Marx

Diálogos com Marx

Em 2018, comemora-se o bicentenário de Karl Marx, de forma que a Boitempo Editorial, o Goethe-Institut São Paulo, a Fundação Friedrich Ebert, Tapera Tapera e Carta Capital se reuniram para organizar o ciclo de debates "Diálogos com Marx", que acontecerá entre abril e dezembro deste ano. Os encontros serão mensais e pretendem discutir a relação de Marx e do marxismo com temas contemporâneos e com pautas que não são geralmente articuladas com a reflexão marxista clássica. A proposta é apresentar Marx a novos públicos e discutir a riqueza  e o potencial transformador de seu instrumento teórico e prático. Aqui a nossa terceira mesa do ciclo de debates Diálogos com Marx:

25 de junho: Marx e Cidades

De que forma os processos urbanos se relacionam com o desenvolvimento do capitalismo? Quais as conexões entre o direito à cidade e a emancipação humana teorizada por Karl Marx? Como pensar uma cidade inclusiva, de todos e para todos? Essas questões e muitas outras serão discutidas no encontro de junho do ciclo de debates Diálogos com Marx, que contará com a participação de Amélia Damiani, Mariana Fix e Joice Berth, com mediação de João Sette Whitaker Ferreira.

 

SOBRE AS DEBATEDORAS

AMÉLIA DAMIANI, Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1993), livre-docência em Geografia Urbana pela Universidade de São Paulo (2008), titular em Geografia (2010). Desde 1988, é professora doutora da Universidade de São Paulo. Coordena, junto com a profa. Odette Carvalho de Lima Seabra, o Grupo de Pesquisa Geografia Urbana: a vida cotidiana e o urbano, desde 2003, grupo do Diretório de Grupos de Pesquisas no Brasil, do CNPq. Desde os anos 1990, é membro pesquisador do Laboratório de Geografia Urbana, LABUR, exercendo a prática acadêmica de formação teórico-metodológica, envolvendo alunos, professores e demais estudiosos. Em 2006, coordenou a escrita do livro “O futuro do trabalho: Elementos para a discussão das taxas de mais-valia e de lucro”, realizado sob os fundamentos desta prática; assim como, em 2017, “Atravessando a Geografia, Marx, Lefebvre e os Situacionistas”, volume 1, organizado em parceria com Ricardo Baitz. Entre seus escritos, está “População e Geografia”, livro reeditado sucessivas vezes, desde 1991.

MARIANA FIX, Arquiteta e pesquisadora no Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Mestra em sociologia pela FFLCH-USP e doutora em economia pela Unicamp. É autora dos livros SÃO PAULO, CIDADE GLOBAL: fundamentos financeiros de uma miragem (vencedor do prêmio 'Política e Planejameno Urbano e Regional' da ANPUR) e PARCEIROS DA EXCLUSÃO, ambos editados pela Boitempo.

JOICE BERTH, Arquiteta e urbanista, é pós-graduada em Direito Urbanístico pela PUC-MG. Pesquisa direito à cidade, questões raciais e de gênero aplicada a esse assunto. É autora do livro “O que é empoderamento?” (2018, Justifiando e Letramento) e colunista no site Justificando. Atualmente trabalha como Assistente Parlamentar do vereador Suplicy.

SOBRE O MEDIADOR

JOÃO SETTE WHITAKER FERREIRA, Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1990) e em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1998) e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003). Recebeu o prêmio de melhor tese de Doutorado pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR - 2005). É professor doutor nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e professor doutor associado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Marx e Cidades - 25 de junho
19:00 às 21:00
Local: Vila Itororó Canteiro Aberto - Rua Pedroso, 238 - São Paulo/SP
Evento: https://www.facebook.com/events/2047221085596352/ 

 

 

SOBRE O CICLO

Diálogos com Marx é o ciclo de encontros mensais que pretendem discutir a relação entre o pensamento de Marx, o marxismo e temas contemporâneos. Em breve mais informações sobre os próximos eventos.

O evento contará com venda de livro pela Boitempo e também, de cervejas vermelhas do Tito Bier no Goethe-Garten.

Realização

BoitempoGoethe-InstitutFundação Friedrich Ebert e Tapera Taperá

Promoção

CartaCapital

Friedrich-Ebert-Stiftung Brasil

Escritório Brasil

Av. Paulista
2001 - 13º andar - cj. 1313
01311-931 - São Paulo / SP

55 (11) 3253-9090
+55 (11) 3253-3131

fesbrasil(at)fes.org.br


Facebook

Facebook

Compartilhe nossas notícias e entre em contato conosco. Leia Mais

para cima