Friedrich-Ebert-Stiftung

  • Foto: Friedrich-Ebert-Stiftung en Bonn y Berlin

Friedrich-Ebert-Stiftung no Mundo

A FES, fundada em 1925, é a fundação política mais antiga da Alemanha e foi criada para dar continuidade ao legado político de Friedrich Ebert, o primeiro presidente alemão eleito democraticamente. Como fundação política, nosso trabalho se rege pelos ideais e valores fundamentais da democracia social – liberdade, justiça e solidariedade – o que nos conecta à socialdemocracia e aos sindicatos livres. Como uma instituição privada de utilidade pública sem fins lucrativos executamos nosso trabalho de forma autônoma e independente.

Nossos objetivos

Uma sociedade livre e solidária que ofereça as mesmas oportunidades de participação política, econômica, social e cultural, independentemente da origem, gênero ou religião. Uma democracia forte, um crescimento econômico sustentável e que ofereça trabalho decente a todos. Um Estado de bem-estar social que ofereça educação e saúde de qualidade, que combata a pobreza e ofereça proteção aos seus cidadãos frente aos desafios da vida em sociedade. Um país responsável pela paz, segurança e progresso social na Europa e no resto do mundo.

O que fazemos

Para promover e fortalecer a democracia social a FES promove diversas atividades, como:

  • Formação Política: nossos projetos motivam, informam e qualificam os cidadãos para se engajarem e assumirem um compromisso na política, nos sindicatos e nos assuntos civis. O intuito é fortalecer a sociedade civil através da participação dos cidadãos nos debates e processos de tomada de decisões sociais.
  • Assessoramento Político: desenvolvemos estratégias em questões centrais da política econômica, social e de formação, assim como aspectos fundamentais da promoção da democracia. No que tange aos grupos de reflexão, à ciência e à prática política, nos baseamos em um discurso público para uma ordem econômica e social justa e sustentável a nível nacional e mundial.
  • Cooperação Internacional: com nossa rede internacional de escritórios em mais de 100 países nós apoiamos uma política de cooperação pacífica e na defesa dos direitos humanos. Promovemos a criação e consolidação de estruturas democráticas, sociais e constitucionais, assim como atuamos na promoção de sindicatos livres e de uma sociedade civil forte.
  • Apoio a jovens talentosos e engajados: oferecemos bolsas de estudo a universitários e alunos de doutorado provenientes de famílias de baixa renda, contribuindo assim para a igualdade de oportunidades na formação educacional.
  • Conservação da memória coletiva da democracia social: através de nosso arquivo, biblioteca e nossos projetos relacionados com a história contemporânea conseguimos manter vivas as raízes históricas da socialdemocracia e dos sindicatos livres, assim como contribuir para o estudo histórico e sociopolítico.
  • Foto: AdsD/FES

Friedrich Ebert (1871-1925)

Friedrich Ebert exerceu o cargo de Primeiro Ministro do Reich da República de Weimar entre 1919 e 1925. Lutou a favor da democracia parlamentarista, se considerava presidente de todos os alemães e realizou uma política orientada para o equilíbrio social.

Friedrich-Ebert-Stiftung Berlin

Hiroshimastraße 17 and 28
D-10785 Berlin 

+49 030 269356
+49 030 26935-9244 

www.fes.de

Friedrich-Ebert-Stiftung Bonn

Godesberger Allee 149
D-53175 Bonn

+49 0228 883-0
+49 0228 883-9207

Friedrich-Ebert-Stiftung Brasil

Escritório Brasil

Av. Paulista
2001 - 13º andar - cj. 1313
01311-931 - São Paulo / SP

55 (11) 3253-9090
+55 (11) 3253-3131

fesbrasil(at)fes.org.br


Facebook

Facebook

Compartilhe nossas notícias e entre em contato conosco. Leia Mais

Eventos

  • 
    12.12.17 - Auditório Instituto Polis, Rua Araújo, 124 – Centro (Metrô República)

    Católicos, Católicas e Política

    A Fundação Friedrich Ebert –Brasil e o Instituto Polis convidam para a atividade pública “Católicos, católicas e política”, que acontecerá na...

    Leia Mais

  • 
    29.11.17 a 30.11.17

    Jornalismo e drogas: diálogos entre fonte e repórter

    Nos dias 29 e 30 de novembro, a Fundação Friedrich Ebert-Brasil, em conjunto com o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e a Plataforma...

    Leia Mais

  • 
    04.12.17 - auditório da CUT, Rua Caetano Pinto, 575 – Brás, São Paulo/SP

    Teto, trabalho e consequências das políticas de austeridade

    Trabalho e moradia serão tema de debate no dia 4 em São Paulo. Na atividade, será lançada pesquisa sobre o perfil das famílias da ocupação Povo Sem...

    Leia Mais

Publicações

  • Polimeni, Maria Florencia

    Partidos políticos e tecnologia

    Baixar Publicação

  • Mansor de Mattos, Luciano

    Austeridade fiscal e desestruturação das políticas públicas voltadas à agricultura familiar brasileira

    Baixar Publicação

  • Marcolino, Adriana; Perpetuo, Leandra; Horie, Leandro

    Teto e trabalho

    Baixar Publicação

para cima