31.08.2018

Marx e a social-democracia atual, a eleição no México e a questão migratória na Europa

Newsletter "Debates da esquerda no mundo" - Agosto de 2018

Agosto de 2018

Marx e a social-democracia atual, a eleição no México e a questão migratória na Europa

 

Caros amigos, caras amigas,

A Fundação Friedrich Ebert (FES) está presente em mais de cem países ao redor do mundo. É com o apoio dessa rede de escritórios e contatos que a FES pretende contribuir para o debate plural no campo progressista a nível mundial com análises e propostas.

Nesse ano comemoramos o aniversário de 200 anos de Karl Marx. Longe de ser um pensador irrelevante para os nossos tempos, sua obra está "na moda" e mais pertinente do que nunca. É por esse motivo que a atual presidenta do Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD), Andrea Nahles, reflexionou na ocasião de um ato de comemoração dos 200 anos de Marx na sua casa natal em Trier sobre a importância dele para a social-democracia nos dias de hoje.

Num cenário regional no qual as forças progressistas se encontram frequentemente na defensiva, chama a atenção a vitória de Andrés Manuel Lopez Obrador no México. Massimo Modonesi, professor na Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da UNAM nos apresenta uma avaliação desse acontecimento histórico da derrota eleitoral das direitas mexicanas. 

Complementamos essa edição de nosso Newsletter com uma análise de Michael Bröning, diretor do departamento de Análise Política Internacional da Fundação Friedrich Ebert em Berlim, das dificuldades dos partidos europeus progressistas de encontrar respostas convincentes às difíceis questões referentes à pressão migratória.

Esperamos que os três textos sejam de seu interesse e desejamos uma boa leitura!

 

Equipe FES Brasil

Friedrich-Ebert-Stiftung Brasil

Escritório Brasil

Av. Paulista
2001 - 13º andar - cj. 1313
01311-931 - São Paulo / SP

55 (11) 3253-9090
+55 (11) 3253-3131

fesbrasil(at)fes.org.br


para cima