Segunda, 03.09.18 - Tapera Taperá, Galeria Metrópole - Av. São Luís, 187 - 2º andar

Polarizações Políticas e Culturais: entendendo o Brasil atual

A FES e a Tapera Taperá, organizam no dia 03 de setembro o debate “Polarizações Políticas e Culturais: entendendo o Brasil atual” para o lançamento da revista NUEVA SOCIEDAD em português.

A América Latina é atravessada por linhas de tensão político-ideológicas, no contexto de uma guinada conservadora cujas dimensões ainda não podemos determinar em toda sua complexidade. E, atualmente, vários processos – sociais e políticos –, como o uso político da justiça, a expansão das Fake News e os movimentos “anti-ideologia de gênero”, desenham diferentes tipos de polarizações que solapam a democracia. Diante disso, a FES e a Tapera Taperá, organizam no dia 03 de setembro o debate "Polarizações Políticas e Culturais: entendendo o Brasil atual" para o lançamento da revista NUEVA SOCIEDAD em português.

No Brasil, em meio à intensificação das pautas conservadoras, assistimos a uma dinâmica de polarização nas redes e nas ruas, onde uma parte da sociedade mobilizada, os manifestantes “verde-amarelos” apoiadores do impeachment, faz do petismo o alvo de suas críticas; outra parte, identificada com o campo progressista, defendem que o impeachment foi um golpe, portanto, uma agressão antidemocrática. O combate punitivo e populista, que atenta contra garantias fundamentais, vai contra a democracia e pode levar a resultados dramáticos, como o fortalecimento da extrema-direita.

Nesse sentido, o debate a acontecer no dia 03 de setembro com a pesquisadora Esther Solano Gallego, tem o objetivo de examinar as dinâmicas de polarização que o Brasil vive desde 2013, nas ruas e nas redes sociais, que compõem um clima político-eleitoral marcado pela prisão de Lula e a ascensão de figuras de extrema-direita, intensificando um clima caracterizado pelo combate espetacularizado contra a corrupção, punitivo e populista, que atenta contra garantias fundamentais, o enfraquecimento da democracia e a emergência de discursos favoráveis ao golpe de estado e à ditadura militar.

PROGRAMA

19h00 – Abertura e boas-vinas

19h15 – Debate “Polarizações Políticas e Culturais: entendendo o Brasil atual” com Esther Solano Gallego

20h00 – Lançamento da revista NUSO em português

*As pessoas presentes receberão um exemplar da revista NUSO em português

 

Serviço

Debate “Polarizações Políticas e Culturais: entendendo o Brasil atual” com Esther Solano Gallego

São Paulo, 03 de setembro

Realização: FES e Tapera Taperá

Local: Tapera Taperá, Galeria Metrópole  - Av. São Luís, 187 - 2º andar

Evento Facebook: https://www.facebook.com/events/1741670395931170/ 

Friedrich-Ebert-Stiftung Brasil

Escritório Brasil

Av. Paulista
2001 - 13º andar - cj. 1313
01311-931 - São Paulo / SP

55 (11) 3253-9090
+55 (11) 3253-3131

fesbrasil(at)fes.org.br


para cima