01.11.2019

Diálogos Feministas: Ativismo na internet e coletivos online no atual contexto político

Esta publicação traz uma síntese do debate realizado e busca fazer uma análise sobre o fazer política feminista na internet em tempos de tantas disputas, intolerância, fake news e desinformação.

A internet tem sido um lugar de muitas disputas políticas. Um exemplo são as Fake News que ocorreram com mais força nas eleições de 2018. Com tantas disputas, Fake News e desinformação estimulada, faz-se necessário pensar em como fazer política feminista na internet. Para tanto, é necessário refletir sobre esse espaço e sobre possíveis estratégias coletivas. Como debater feminismo nesse contexto que ainda estamos aprendendo a lidar e a nomear?

O feminismo online não acontece só virtualmente. É possível também articular passeatas e movimentos que convocam centenas de mulheres.  As campanhas e hashtags pensadas por feministas e coletivos feministas também são estratégias importantes para essa política. Tanto as hashtags e campanhas, quanto o chamamento para articulações presenciais são importantes para falar sobre o feminismo e também para que mais pessoas se informem sobre o movimento.

Para contribuir nessa reflexão, feministas e coletivos feministas que atuam virtualmente se reuniram para compartilhar experiências e reflexões na terceira edição do ciclo de debates “diálogos feministas”, organizado pela FES em parceria com o SOS Corpo e realizado em junho de 2019. A publicação "Diálogos Feministas: Ativismo na internet e coletivos online no atual contexto político" busca sistematizar essa rica troca de experiência e o profícuo diálogo realizado. Esperamos que possa suscitar novas reflexões e, principalmente, novas ações feministas nas redes e fora delas também.

Friedrich-Ebert-Stiftung Brasil

Escritório Brasil

Avenida Paulista,
São Paulo/SP
– CEP : 01311-931

+55 (11) 3253-9090
+55 (11) 3253-3131

fesbrasil(at)fes.org.br


para cima