11.02.2020

Diálogos Feministas: Desafios do feminismo frente ao crescimento da onda fundamentalista

Dando continuidade à série de diálogos sobre feminismo, esta publicação propõem uma reflexão sobre o crescimento da onda conservadora na sociedade brasileira, com foco no fundamentalismo religioso.

Dando continuidade à série de diálogos sobre feminismo e à intenção de construir confluências entre as diversas formas de pensar os desafios dos movimentos feministas frente à difícil conjuntura que o Brasil atravessa, com um governo autoritário, de extrema direita e ultra neoliberal, propusemos uma reflexão sobre o crescimento da onda conservadora na sociedade brasileira, com foco no fundamentalismo religioso.

Temos observado o crescimento de igrejas neopentecostais nas periferias dos grandes centros urbanos e seu avanço para os mais distintos territórios. Vemos também o grau de crescimento da violência baseada em religião, com ataques contra as pessoas de religiões de matriz africana e suas casas de culto. No último pleito eleitoral foi doloroso ver o uso e abuso que o grupo vencedor fez da fé das pessoas, manipulando-as em seu benefício. É também assustador acompanhar as informações que indicam relacionamentos íntimos entre igrejas, milícia, o mandatário do poder executivo e as bancadas legislativas. Tudo isso incide sobre a vida das mulheres e sobre o controle de nossos corpos.

Para refletir sobre essa situação convidamos feministas de diferentes religiões para compartilharem suas análises sobre os desafios frente ao crescimento da onda fundamentalista nesta quarta edição do ciclo de debates “diálogos feministas”. Organizado através da parceria entre a FES e SOS Corpo, o debate foi realizado em São Paulo no mês de outubro de 2019. Essa publicação busca sistematizar a interessante reflexão feita no grupo. Esperamos que possa suscitar novas questões e inspirar ações de resistência e enfrentamento a todos os fundamentalismos!

Friedrich-Ebert-Stiftung Brasil

Escritório Brasil

Avenida Paulista,
São Paulo/SP
– CEP : 01311-931

+55 (11) 3253-9090
+55 (11) 3253-3131

fesbrasil(at)fes.org.br


para cima