24.03.2020

Emergência Política Periferias - Circulação

Com artigos das pesquisadoras, pesquisadores e representantes das iniciativas mapeadas, a publicação apresenta o projeto de circulação da pesquisa Emergência Política Periferias. A iniciativa é uma parceria entre Instituto Update e Fundação Friedrich-Ebert.

Com artigos das pesquisadoras, pesquisadores e representantes das iniciativas mapeadas, a publicação apresenta o projeto de circulação da pesquisa Emergência Política Periferias, que em 2019 levou esse conteúdo para alunas e alunos de escolas públicas de São Paulo. Os textos são de Dú Pente, Jéssica Cerqueira dos Santos, Jéssica Vanessa, Tony Marlon e Wellington Amorim. A iniciativa é uma parceria entre Instituto Update e Fundação Friedrich-Ebert.

Todas as ações mapeadas pelo projeto demonstram que, mesmo em uma sociedade tão desigual, ou talvez por conta dela, emergem das periferias iniciativas que valorizam suas identidades, pautam debates, articulam políticas públicas, combatem o machismo e o racismo e atuam na inclusão e representatividade de pessoas. Portanto, é essencial que se expanda o acesso à informação das emergências que ocorrem nas periferias, pois discutir esses territórios sob a ótica da política é discutir políticas públicas e representatividade, é dar visibilidade a pessoas que durante toda sua vida foram invisibilizadas e mostrar que, sim, é possível caminhar para uma sociedade mais justa e igualitária. 

As periferias são territórios legítimos da cidade, mas têm sido retratadas historicamente a partir de uma lógica sociocêntrica, quase sempre a partir da negação do que a região central, majoritariamente branca e economicamente privilegiada, considera como padrão a ser seguido. Portanto, a formulação de políticas públicas distanciada da escuta e da participação na tomada de decisão por quem pertence ao território periférico não atende suas demandas reais, pois não levam em consideração suas dinâmicas e características sociais. 

Falar sobre a inovação política que surge a partir das periferias é mostrar a atuação de pessoas e iniciativas que estão transformando seus territórios - e a sociedade - a partir de uma visão de redução das desigualdades sociais, econômicas, políticas, de gênero e raciais. Dar visibilidade a essas pautas, como se propõe esse projeto, é também reconhecer que a diversidade e a pluralidade de vozes e corpos políticos na construção de leis e políticas públicas são fundamentais para o fortalecimento da democracia. 

Friedrich-Ebert-Stiftung Brasil

Escritório Brasil

Avenida Paulista,
São Paulo/SP
– CEP : 01311-931

+55 (11) 3253-9090
+55 (11) 3253-3131

fesbrasil(at)fes.org.br


para cima